16/06/2013

Como manter a qualidade das sua Fotos no Facebook

Facebook hoje – 2012 – é a rede social mais animada para o profissional da Fotografia. Está todo mundo lá, o dia inteiro, compartilhando e curtindo o que aparece de interessante na timeline. Só que por ser uma rede com muuuuuitos usuários que postam gazilhões de imagens por dia eles possuem algumas limitações de espaço e processamento para estas imagens. O resultado disso é que ao fazer um Upload o sistema automaticamente comprime o arquivo de forma a deixá-lo mais leve, o que invariavelmente diminui a qualidade da foto.
Ficamos pê da vida com isso: a qualidade da fotografia faz parte da imagem que passamos! Queremos imagens lindas nos nossos perfis e páginas, não é mesmo?
Bom, é de fato impossível manter a qualidade máxima de uma fotografia ao colocá-la no Facebook. Mas tem como a gente tentar evitar estragos muito grandes ;-)

Continue Lendo essa Reflexão
Clique em Leia Mais



Exporte para o Facebook

Algo importante a se fazer é exportar pensando no Facebook. Depois de fazer muitos testes notei que o Facebook vai diminuir a qualidade da foto independente do que você faça. Então o ideal é subir uma imagem com qualidade alta e evitar a compressão reduzindo sua foto ao exportá-la.
Criei um Preset de Exportação para o Lightroom que só mexe em duas partes da foto: no seu tamanho e na nitidez. Selecionei o tamanho de lado máximo de 2048px (o tamanho máximo que o Facebook permite) para que ele não faça essa diminuição por mim e na nitidez escolhi a opção “Standard” para Tela (“screen”). Sugiro sempre usar a opção “standard” quando você estiver trabalhando com tamanhos pequenos! Utilizo a qualidade 90 para não comprimir a imagem já nesta etapa (deixe o Facebook fazer isso.)
Tenha certeza que está selecionando o formato JPG e o espaço de cor sRGB.
Se você usa o Photoshop dá pra fazer o mesmo: primeiro diminua a imagem em Image > Image Size (lembrando de sempre usar a opção Bicubic Sharper em “Resample Image” para manter a nitidez em reduções). Depois adicione mais nitidez em Filter > Sharpen > Unsharp Mask ou com a técnica que costuma usar para isso.

Use o Facebook para divulgar

Mesmo com a qualidade máxima o Facebook ainda diminui a qualidade da imagem. Se queremos de fato que as pessoas conheçam a foto com uma qualidade melhor o ideal é usá-lo somente como “isca”. Quando realizo um ensaio costumo postar somente uma foto na minha página com o link para o Post no meu Blog (aonde tenho total controle na qualidade final!) Assim a foto é vista e compartilhada aproveitando o sucesso da rede, mas no link é possível ver as imagens com sua qualidade verdadeira.

Bem,é isso pessoal até a próxima'


2 comentários:

  1. Olá Matheus, tudo bem? ótima postagem, já que sempre quando posto alguma foto no facebook, ela não chega a ficar desconfigurada mas a qualidade de imagem fica horrível :\\

    Adorei o blog, sucesso pra ti.
    Beijos no coração, jessica.

    http://by-restless.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir